quinta-feira, 13 de março de 2008

O balde estará ROTO?

As diversas entidades envolvidas na defesa e regulação da profissão de Enfermagem apelam constantemente à disponibilização e desbloqueio de novas vagas de acesso, para Enfermeiros, ao SNS. Simultaneamente, enquanto uma mão persegue este objectivo, a outra, por desleixo, perde o que a primeira tenta alcançar.

A substituição de Enfermeiros por outros profissionais é já demasiado evidente em vários sectores da Saúde, e encontra em todos nós uma passividade que nunca presumi ser possível. Alguns, mais atentos e inquietos, vão denunciando irregularidades várias, nomeadamente no que toca a usurpação de funções, sem que as referidas entidades arrostem esta questão de forma eficaz.
a
Sendo assim, será que o "balde" está irremediavelmente roto? Que estratégias desenvolver?
A indefinição do acto de Enfermagem é um dos argumentos que encobre estas tentativas de substituição que, à posteriori, se afirmam como perigosas para a segurança dos utentes.
A título de curiosidade, e como hoje é dia mundial do rim, a diálise é uma das áreas de actuação dos Enfermeiros que é acompanhada por orientações legislativas que, apesar de algumas inespecificidades, não deixam grandes margens para dúvidas (artº 241/2000):
a
"4 — As unidades periféricas [unidades de diálise] classificam-se, quanto aos cuidados prestados, em unidades de cuidados diferenciados e unidades de cuidados aligeirados.
5 — As unidades de cuidados diferenciados são unidades de hemodiálise em que os actos e as técnicas dialíticas são executados por enfermeiros.
6 — As unidades de hemodiálise de cuidados aligeirados são unidades de hemodiálise em que os actos e as técnicas dialíticas são executados pelos próprios doentes sob supervisão de enfermeiros e destinam-se exclusivamente a doentes com aptidão para efectuar hemodiálise com, pelo menos, três meses de ensino, treino e provas de aptidão favoráveis."

in Doutor Enfermeiro

Sem comentários: