sexta-feira, 20 de março de 2009

"Treino de Competências" por parte do MS

“No sentido de elaborar uma proposta mais credível e ajustada às particularidades da profissão, a Ministra da Saúde, Ana Jorge, convocou um grupo de 12 Enfermeiros para colaborarem na concepção da mesma.(…) estes 12 colegas, se recordem das injustiças a que a nossa classe tem sido acometida, aguardando nós, uma proposta digna e valorizável.

Todos os que partilhamos os mesmos bancos nas Escolas de Enfermagem, esperamos que assim seja. Neste momento tão delicado, o nosso pensamento está com eles.
Os 12 “cavaleiros” são (assim saberemos quem são eles se o processo correr bem… ou mal!):

Enfª Adelina Cruz - ACSS, ex-IGIF (link)
EnfªAna Isabel – USF de Freamunde
EnfªAna Soares - H.S Marta
EnfºAntónio Tomé - SRS Beja
EnfºBelmiro Rocha - CHVNG/E (link)
EnfªCristina Correia – Assessora do Ministério da Saúde
EnfªGraça Eliseu – ARS Alentejo
EnfªHelena Almeida – Enf. Directora – Hospital do Barreiro
EnfªIsabel Oliveira – ARS Norte
EnfªManuela Teixeira – Enf. Directora, HUC
EnfªMaria do Carmo Ferreira - SRS Braga
Enfº Sérgio Gomes – Chief Nursing Officer, DGS ” .

Esta chamada destes nossos colegas a ser verdade, revela que Ministra não entende muito da Enfermagem actual e precisa de facto de conselheiros para a actualizar ou então faz isto para ganhar tempo até as eleições.

As negociações e condução deste processo tem estado a cargo dos Sindicatos, pelo que recordamos que os Sindicatos já deram e continuam a dar toda a informação necessária para a Sr.ª Ministra poder contra-propor, pelo que a constituição; utilidade desta tal comissão ou grupo poderá ser perigosa se o seu objectivo for colocar Enfermeiros uns contra outros. "
Fonte: Doutor Enfermeiro
Dito isto, deixo aqui a minha humilde opiniao uma vez mais como aluno, até em sala de aula a discutir estes assuntos da proposta da nova carreira colegas nossos se apercebem que o que a Sr. Ministra Ana Jorge está a fazer é um treino de competências para saber com argumentar e reagir perante os sindicatos, ganhando assim tempo para o calvário que esse encontro vai ser.

Sem comentários: