sexta-feira, 20 de março de 2009

Revisão Breve, prazos CURTOS??

A Ministra da Saúde afirmou que o prazo dado pelo Sindicato dos Enfermeiros para apresentar uma contraproposta sobre a reestruturação das carreiras era demasiado curto, e sublinhou que esse documento só deve estar pronto no final da semana.

Por seu lado Sindicato dos Enfermeiros convocou uma nova Greve de dois dias para os dias 2 e 3 de Abril, devido à falta de resposta do governo, cujo prazo era até segunda-feira, passada. Para quem desconhece todos este processo relembramos que a profissão de Enfermagem que é uma Licenciatura, não tem no entanto Carreira de Licenciatura.

Os Sindicatos de Enfermagem entregaram ao Ministério da Saúde no devido tempo a sua Proposta de revisão da Carreira de Enfermagem tendo sido Primeira Proposta enviada em Abril de 2005 e reapresentaram-na em Junho de 2008.

Com a publicação das Leis n.ºs 12-A/2008, de 27 de Fevereiro e 59/2008 de 11 de Setembro, o MS ficou com todas as condições e o Governo auto-obrigou-se a rever as Carreiras Especiais até Setembro de 2008.

O MS foi inadmissivelmente arrastando o processo negocial e só a 29 de Dezembro de 2008 é que efectivou a primeira reunião negocial.

Após a segunda Proposta de Diploma do MS remetida a 20 de Fevereiro (dia da Greve) e nova Contraproposta dos Sindicatos de Enfermagem, já decorreram duas reuniões negociais, a 5 e 12 de Março.

Nestas reuniões existiram alguns sinais de eventual aproximação do MS, sobretudo em relação ao modelo de Carreira. Mas nada está escrito. O MS não remeteu a devida Nova Proposta de Diploma até 16 de Março, viabilizadora da continuação do processo negocial. Nem até 17.

E a Sr.ª Ministra Ana Jorge ainda consegue dizer que não teve tempo para apresentar uma nova Proposta, quando o processo de negociação da Carreira de Enfermagem se iniciou em 2005!

1 comentário:

Anónimo disse...

realmente a nossa profissão não ata nem desata. Fico muito contente que um "futuro" colega se interesse tanto sobre a nossa profissão. Parabéns!