quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Processo negocial sobre salários e transições

Os sindicatos dos enfermeiros iniciou no dia 7/09 com o Ministério da Saúde o processo negocial do diploma sobre salários e transições para a nova carreira de enfermagem.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses adiantou que os enfermeiros esperam que o Ministério da Saúde apresente uma proposta e que, essencialmente, “se possa fazer uma discussão em torno daquilo que são as exigências dos enfermeiros no que respeita à transição para a futura carreira”. “As questões salariais não se prendem tanto com o Ministério da Saúde, mas mais com o Ministério das Finanças”, justificou Guadalupe Simões.

Mas, acrescentou, “independentemente de um ou de outro ministério, a verdade é que o Governo assumiu um compromisso com os enfermeiros que foi a resolução da injustiça que está criada pelo facto deste profissionais terem adquirido o grau académico de licenciado em 1998, terem feito um ano de formação acrescida para terem essa equivalência e ainda não serem remunerados como tal”.No dia (11 de Agosto) em que os sindicatos dos enfermeiros assinaram os acordos que regulam o regime da carreira especial de enfermagem e os respectivos requisitos de habilitação profissional, a ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou que iria “trabalhar” no sentido de concluir até às eleições legislativas as negociações relativas às remunerações e à avaliação de desempenho. Este processo de revisão da carreira já levou os sindicatos dos enfermeiros a convocarem três greves nacionais desde o início do ano. (Fonte : Publico)

Sem comentários: